sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Descubra qual a maneira correta e saudável de adoçar os alimentos

Olá Pessoal!!!

Essa semana vim para falar qual a melhor maneira de adoçar os alimentos. Você sabia que existem muitas formas de adoçar um alimento e/ou bebida?Como você costuma adoçar suas bebidas e receitas? Já parou para pensar se está utilizando o açúcar mais saudável e se está utilizando esse docinho de maneira correta?
Então vamos tirar todas estas dúvidasssss.......aaaaaeeeeee...kkkkk
O açúcar é um termo genético para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose e suas principais característica é o sabor adocicado.
Para a produção de açúcar cristal o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Adoça menos por ser menos solúvel, sendo utilizado em maior quantidade. A partir do açúcar cristal, são obtidos o açúcar refinado e o confeiteiro.  O açúcar refinado é também conhecido como açúcar branco, normalmente o mais consumido pela população. É submetido ao refinamento, processo no qual há perda de vitaminas e sais minerais e acréscimo de aditivos químicos, como o enxofre, que torna o produto branco e mais saboroso. O Açúcar de confeiteiro também submetido ao refinamento, a granulação do açúcar é mais fina, pode ter ou não amido ou fosfato de cálcio. Pode ser feito em casa moendo o açúcar refinado.
O açúcar mascavo é feito da cana de açúcar, mais não passa pelo processo de refinamento e branqueamento, o que torna o uso de aditivos químicos desnecessário. Por isso, apresenta melhor qualidade nutricional, conservando vitaminas e minerais (rico em cálcio, magnésio, fosforo e potássio). O açúcar demerara em termos nutricionais, é muito parecido com o mascavo, mas possui um beneficio em relação ao mascavo: não altera o sabor dos alimentos e a cor como faz o mascavo.
Também tem o açúcar light que é uma mistura de açúcar (sacarose) e adoçante (sucralose, ciclamato ou sacarina) por isso não apresenta o gosto que os adoçantes contêm, mas também não apresenta grande redução de calorias. A diferença é que a mesma quantidade de açúcar light adoça entre duas a cinco vezes mais do que o açúcar refinado.
O açúcar orgânico tem o diferencial na cana utilizada em sua fabricação sem fertilizante químicos. Utiliza processos apoiados na sustentabilidade do meio ambiente, desde o plantio até a etapa final.
Suas características nutricionais se assemelham com as do açúcar mascavo.
Agora o açúcar mais conhecido nos últimos tempos é o açúcar de coco  produzido a partir do líquido das flores da palma de coco. A seiva é retirada e aquecida até desidratar. Apresenta sabor doce, semelhante ao açúcar mascavo, com um leve toque de caramelo. Menos calórico e com baixo nível glicêmico (é absorvido de forma mais lenta pelo organismo e assim, não provoca picos rápidos dos níveis de açúcar no sangue). Fonte de vitamina (como vitaminas B1, B2, B3 e B6) e minerais (como ferro, zinco, potássio e magnésio). Considerado em 2014 o açúcar mais sustentável!!!!
Importante pensar na questão nutricional e capacidade que cada açúcar tem de adoçar (o que adoça mais, será utilizado menos) e não apenas nas caloria que cada açúcar tem a cada 100g.
Adoçantes:
Podem ser divididos em dois grandes grupos: os artificiais, indicado para diabéticos, e os adoçantes naturais, para consumidores em geral.
- Adoçante Naturais em geral, são compostos por açúcares dos mais variados tipos (frutose, glicose, sacarose e etc). Os mais nutritivos têm também quantidade significativas de minerais como ferro e cálcio. Existe também a planta stévia, que pode ser utilizada para adoçar diversas preparações, proporcionando valores energético mais baixo.
- Adoçante artificiais também conhecidos como edulcorantes, foram criados para diabéticos. Apesar de não terem calorias, contêm diversos aditivos químicos, alguns deles comprovadamente prejudiciais à saúde a longo prazo, isso porque não são reconhecidos pelo organismo, logo precisam ser eliminados, gerando sobrecarga do fígado e dos rins.
Atenção: os adoçantes artificiais têm capacidade de engordar. Quando o adoçante entra em contato com a boca, é dado um "sinal" ao organismo de que estamos ingerindo açúcar e este deverá ser digerido. Quanto isso não acontece, o organismo acumula estes sinais e acaba absorvendo os carboidratos simples dos próximos alimentos consumidos ao longo do dia, acarretando no aumento de peso de uma pessoa saudável.

Adoçar os alimentos deve ser sempre de forma moderada, quanto menos melhor!!!!!
Se a opção for pelos adoçantes e você não tem nenhuma patologia ou seja é uma pessoas saudável, pesquisas apontam que os adoçantes naturais, como stévia e sucralose são mais seguros, de qualquer forma, também devem ser usados com moderação.
Uma boa opção para adoçar os alimentos é o açúcar demorar, mascavo e orgânico, mas a melhor opção é pelo açúcar de coco, aconselho experimentar trocar o açúcar refinado pelo açúcar de coco.
Os Malefícios que o açúcar refinado em excesso pode trazer por exemplo são diabetes e obesidade, são apenas duas de diversas condições que o consumo desenfreado do açúcar pode levar.
Em caso de doença procure uma nutricionista para saber qual a melhor maneira de adoçar seus alimentos de acordo com sua patologia.

Curiosidade.......

Leia os rótulos nutricionais e fique de olho na quantidade de açúcar que está consumindo embutidos nos alimentos industrializados.

Deixem seus comentários...beijos e até o próximo post...
Com carinho e saúde!!!!!




8 comentários:

  1. Nossa, muita coisa estou aprendendo aqui. Q maravilhoso tema parabéns! Uma sugestão, faz um instragan do seu blog, se vc não tiver. Vai bombar...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaaaa!!!!!!! Obrigada pela sugestão adorei a ideia, vamos colocar em prática...Bjs!!!!

      Excluir
  2. Nossa, muita coisa estou aprendendo aqui. Q maravilhoso tema parabéns! Uma sugestão, faz um instragan do seu blog, se vc não tiver. Vai bombar...bjs

    ResponderExcluir
  3. São sempre ótimas sua dicas....adoro!!!
    Nem sabia da existência do açúcar de coco, ja to ansiosa para usar.

    ResponderExcluir
  4. São sempre ótimas sua dicas....adoro!!!
    Nem sabia da existência do açúcar de coco, ja to ansiosa para usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que as dicas são validas, faz uso e depois me conta....
      Obrigada Ca! ♥ ♥ ♥

      Excluir